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7 maneiras de treinar o seu otimismo

Considero o otmismo uma forma de pensamento virada para o êxito. Este tipo de pensamento nem sempre nos conduz à solução desejada. No entanto, na sua raiz está o desejo de encontar soluções, perspetivar caminhos, abrir horizontes. Não é apenas olhar para o lado bom e positivo das coisas ou da vida. Comporta igualmente a capacidade de olhar para os cenários negativos, mas sempre com uma perspetiva de encontrar recursos que possam potenciar os resultados desejados. O otimismo é absolutamente essencial para a obtenção de sucesso, atender e superar metas, e para o sentimento de realização. Esta forma construtiva de pensar a vida ajuda-nos a lidar com a mudança inesperada, preocupações e stress, e desapontamentos inevitáveis. O otimismo ajuda-nos a aprender com os erros, em vez de nos sentirmos derrotados por eles.

A reter: O otimismo não serve apenas para fazer-nos sentir mais felizes. Ele também nos dá confiança, ajudando-nos a acreditar em nós mesmos e na nossa capacidade de chegar a uma solução.

O trabalho que realizo na preparação psicológica com atletas tem na sua base o desenvolvimento do pensamento otimista. Os atletas aprendem como definir metas, desenvolvimento do foco nas suas prioridades, permanecer positivo, ser disciplinado, e mobilizar recursos para vencer. Os atletas aprendem a cultivar o otimismo e a desenvolver a autoconfiança. Quer no esporte ou na vida em geral o otimismo não só pode ser aprendido, como também poder fazer parte dos processos e estratégias que promovem os resultados positivos.

Quer aprender a ser mais otimista e confiante? Apresento sete estratégias para treinar o pensamento otimista:

 1. VISUALIZE UM “FILME” DA SUA VIDA TODOS OS DIAS DURANTE 30 SEGUNDOS

Criar um filme imaginário da sua vida ideal. Inclua o máximo de detalhes específicos sobre como você se vê, como você se sente, onde você mora, o que você está fazendo, o que você realizou, e como é que a sua vida é. Durante 30 segundos, todos os dias, passe esse filme na sua mente. Pode definir um alerta no seu telefone para lembrá-lo. Este exercício simples de treinamento mental irá impulsionar o seu humor e transformar a maneira que você pensa sobre si mesmo, o seu potencial, e o seu futuro. Este tipo de exercício é bastante poderoso dado que promove a criação de cenários de êxito, mobilizando os recursos internos no sentido de se colocar num estado de espírito que possa suportar as imagens criadas. O nosso corpo reage às nossas imagens, pensamentos e palavras que criamos na nossa mente. Se forem cenários construtivos, positivos e animadores podem fazer disparar em nós emoções positivas que nos impulsionam para ações que promovem a obtenção dos resultados imaginados.

2. FOQUE-SE NA SOLUÇÃO, E NÃO NO PROBLEMA

Se você está obcecado com um problema, alimentando a dúvida, ou sentimentos negativos, ao invés, reoriente o seu foco para a solução. Pergunte-se: “O que eu poderia fazer de diferente para melhor a situação?” Substituindo o pensamento focado no problema pelo pensamento focado na solução dá-lhe uma sensação de movimento para a frente, possibilidade, e esperança, que são exatamente as fundações do otimismo.

3. PROCURE UMA MELHORIA POSSÍVEL PARA A SITUAÇÃO ATUAL

Adquira o hábito de olhar para qualquer melhoria na situação atual como uma solução, não importa quão pequena possa ser. Por exemplo, a perda de meio quilo de peso corporal pode parecer ínfimo, quando o seu objetivo é perder dez quilos, mas é um movimento na direção certa. Perceber as pequenas mudanças positivas é um comportamento básico que ajuda-o a praticar o otimismo e opensamento positivo. Ele orienta-o rumo ao sucesso.

Dica: Importa focar-se nas pequenas coisas possíveis de serem realizadas, para que pouco a pouco, as grandes coisas possam serem realizadas.

4. ENCONTRE O SEU TREINADOR INTERIOR

É natural ficarmos mais confiantes e ter um melhor desempenho quando temos alguém a incentivar-nos. No entanto, uma componente importante para ser bem sucedido nos seus objetivos é aprender a ser autoconsciente e responsável pelos seus resultados. Uma forma de reforçar essas características é evocando o treinador interior que se encontra alojado na sua mente. Caso não saiba ao certo como agir de forma confiante ou automotivar-se, utilize uma pessoa de referência como modelo. Essa pessoa pode ser alguém que o inspira e que você admira devido à forma como ele pensa e age. Quando confrontado com uma tarefa difícil, pergunte a si mesmo: “O que Fulano faria se tivesse dois relatórios para realizar e apenas 24 horas para completá-los? Ao elaborar a resposta colocando-se no ponto de vista do modelo escolhido, as ideias que lhe surgirem poderão funcionar como se fosse alguém a falar para você, só que neste caso será você mesmo, mas com uma atitude mais otimista.

A capacidade que você pode desenvolver para influenciar-se a si mesmo joga um papel fundamental no caminho para o sucesso. Aprofundei este assunto no artigo: Dicas e estratégias para potenciar a sua motivação em qualquer circunstância.

5. RECONHEÇA OS SEUS PRÓPRIOS FEITOS

Tire alguns momentos todos os dias para fazer a pergunta, “O que eu fiz bem hoje?” Este simples gesto reforça o otimismo numa base regular. As suas respostas clarificam a situação real vivida, eventualmente, ajudam-no a desenvolver a autoconfiança, o que é extremamente importante para o sucesso. Caso a resposta seja negativa em alguns dos dias, o que acredito ser pouco provável, pois certamente acabará sempre por realizar algo de valor nas 24 horas do seu dia. Mas, caso esse dia possa ter sido catastrófico devido à ausência de realizações positivas, não desespere, acione o pensamento otimista. Torne-se otimista. Em seguida, perceba onde esteve menos bem, e depois perspetive um cenário em que se visualiza a ter ações que pudessem ter tido mais êxito. Grave isso na sua memória. Certamente o salto será positivo, pois acabou por aprender algo de valor para o futuro.

6. IDENTIFIQUE OS OBSTÁCULOS AO SUCESSO

Que distrações ou obstáculos recorrentemente se opõem entre você e as suas metas? É o seu horário de sono? São os seus hábitos improdutivos? São pessoas negativas? São alguns dos seus maus vícios? São as suas crenças negativas acerca de você mesmo?  Uma chave para alcançar o otimismo é fazer um progresso constante, que significa limitar as distrações. Descobrir maneiras de evitar tentações prejudiciais na sua vida para conseguir mais facilmente desenvolver a autodisciplina a fim de seguir eficazmente as suas prioridades.

Identificar os obstáculos ao sucesso é de extrema importância por dois fatores primordiais:

  1. Sinalizar os estímulos, situações, acontecimentos, ausência de competências, e todas as coisas que possam estar a sabotar os seus esforços, motivação e dedicação às ações que empreende.
  2. Evita que se desmoralize, que se critique e que julgue não ter capacidades ou habilidades necessárias para levar a sua vida em frente

 

7. CUIDE DO SEU CORPO

Um corpo saudável ajuda a gerar pensamentos e emoções positivas. Manter um estado de otimismo é mais fácil quando você se sente bem. Fatores que interferem com a sua capacidade de moderar um bom humor e energia positiva incluem: falta de sono, energia esgotada, má alimentação, e muito pouco exercício. Se você tem metas significativas a atingir, prepare-se para elas, não necessariamente como um atleta, mas com a capacidade física necessária para sentir níveis de energia elevados. Para Promover um ótimo desempenho e um bom  foco mental, é de extrema importância ter uma abordagem abrangente que considera o  descanso físico, saúde mental, gestão de stress, ter uma alimentação adequada e exercício físico regular.